
Os perfumistas usam vários ingredientes de origem vegetal, animal e sintética para criar perfumes. Atualmente, eles têm uma escolha de cerca de 1.500 matérias-primas. Cada perfume tem seu próprio perfume que é classificado em famílias olfativas entre as quais a família aromática, a família da floresta, a família do feto, entre outras.
Vamos detalhar desta vez tudo o que diz respeito à família aromática ou adocicada.
Os perfumes desenhados com base na família aromática são mais sóbrios, as matérias-primas vegetais utilizadas vêm da França, ao contrário dos perfumes orientais, por exemplo, que vêm de longe. É uma família olfativa geralmente usada para fazer perfumes masculinos.
Ainda que a palavra “aromático” evoque mais a gastronomia e seja reconhecida como terapêutica, as ervas também são utilizadas há muito tempo na perfumaria. Esta origem olfativa para extração aromática é classificada como limão, mentol, cânfora, anis e lavanda.
Também conhecida como “agreste”, a família aromática combina com notas cítricas frescas e tônicas ou picantes mais quentes e impertinentes.
As alianças olfativas da família aromática são tomilho, anis estrelado, camomila, chá, estragão, artemísia, manjericão, ládano-ciste, salva, lavanda, calêndula, alecrim, hortelã-pimenta. Nos séculos XIX e XX, a Eau de Cologne era baseada em ervas, muitas vezes alfazema, que é uma planta aromática emblemática da família olfativa aromática.
Com seu perfume viril, as fragrâncias de ervas da família olfativa aromática são adequadas para pessoas que têm gosto pelo risco, mas gostam de aromas frescos.
Veja tambémSaúde no outono: os benefícios dos difusores de aroma para o bem estar
Aromaterapia: Os benefícios das fragrâncias e óleos essenciais para o bem estar
Linha pet: sobre o cuidado, beleza e aroma do seu animal
A misteriosa, envolvente e edificante fragrância mandala