
A aromaterapia é uma técnica terapêutica que usa substâncias aromáticas naturais para tratar a saúde física e mental.
Existem diversas formas de fazer isso, como por meio de inalação, massagens, aplicação direta de óleos essenciais no local desejado entre outras, dependendo de cada caso e de cada tipo de matéria-prima.
O olfato é o sentido mais apurado nessa terapia, podendo chegar em áreas do cérebro onde a mente não tem controle.
Os benefícios são imensos, não daria para citar todos, pois para tudo existe um aroma ideal e estimulante.
Mas segue alguns deles: efeito calmante ou estimulante, fortalece o sistema imunológico, bom para dores, regula os hormônios, abre as vias respiratórias, alivia o cansaço, dá foco, estimula o sono.
OS ÓLEOS ESSENCIAIS
Os óleos essenciais são as estrelas da aromaterapia. Eles atingem o corpo, a mente e as emoções. Isso porque o olfato é um sentido que influencia áreas do cérebro onde o controle mental não tem acesso, tendo como um dos principais afetados o sistema nervoso.
Algumas marcas de óleos essenciais permitem até mesmo sua ingestão, mas é um assunto delicado. Outros óleos essenciais, ao passar na pele, necessitam de um óleo carreador, para não causar danos.

FONTES SEGURAS
Antes de se aventurar na aromaterapia, lembre-se de que este é um assunto sério, e que necessita de conhecimento para aplicar em você mesmo.
Procure um profissional, estude, leia livros recomendados por quem entende do assunto, e acima de tudo, compre um bom produto, certificado.
Os óleos essenciais para aromaterapia devem ser 100% puros, de fontes vegetais de qualidade e manuseados da forma correta.
E você, já faz uso da aromaterapia?
Para que?
Leia Também!Como os cheiros afetam a mente