Existem fragrâncias que são menos óbvias. Elas tomam o ambiente como quem não quer nada e, até depois de partir, deixam suas marcas. Esse é o caso das frutais, que o nome já sugere, deriva de aromas vindos das frutas.
Se esse é o seu tipo de aroma, já se perguntou porque gosta dele? Porque a simples menção da essência te agrada tanto e por vezes remetem à lembranças acolhedoras?
Trouxemos para você um guia repleto de informações sobre a família olfativa das fragrâncias frutais que vão levar você a descobrir o encanto discreto desse perfume.
Siga o tópico abaixo para facilitar!
- Quem apreciou antes da gente?
- Notas frutais na pirâmide olfativa
- Características das fragrâncias frutais
Há muitos anos, mais precisamente 2000 a.C., os perfumes que hoje conhecemos simplesmente não existiam. Mas as essências da ideia e do aroma eram as mesmas. Antes os egípcios extraíam a fragrância pela defumação e para isso eles utilizavam as frutas e as flores que admiravam.
O óleo extraído eram perfumados demais e ainda serviam como uma poderosa fonte de hidratação da pele. Foi então que eles perceberam que poderiam fixar essas essências no próprio corpo. Mas antes dos meros mortais usufruírem do que ainda nem era chamado de perfume, somente pelas pessoas detentoras de muito poder. Passou-se muitos anos até que o restante da população pudesse conhecer de fato as essências.
Com o tempo os perfumes ganharam fama. Por agradar tantos eles passaram a ser vendidos e alcançou o auge da moda no Renascimento, especialmente os de fragrância mais adocicada como os frutais e os florais.
Notas frutais na pirâmide olfativaA pirâmide olfativa é um tipo de hierarquização das notas olfativas.
Nela você entende mudança do perfume e sua evaporação em nosso corpo com o passar do tempo. Existem 3 categorias de notas: as de saída ou cabeça, as de coração ou corpo e as de fundo ou base. As nossas queridas notas frutais estão presentes nessas duas últimas categorias.
As frutais se encaixam nas notas de coração e como as fragrâncias demoram mais para evaporar, elas se tornam mais marcantes. Os aromas se percebem com mais intensidade pois só exalam em nossa pele quando o doce perfume começa a ser absorvido. Isso garante que ele dure por mais horas do que as de notas de saída. Já as notas de fundo podem chegar a durar por todo o dia na nossa pele. Elas fixam mais e são mais sentidas pelo nosso olfato já que são as últimas a abandonar nossa percepção.
As notas frutais também podem fazer parte desse grupo.
Características das fragrâncias frutaisHoje elas são conhecidas e amadas por compor nossa prateleira de perfumes, mas antes as notas frutais só eram utilizadas para sabonetes em barra, shampoos e os sabonetes líquidos. Exemplo de cor, doçura e alegria, as fragrâncias frutais são sempre ótimas apostas!
Essa família olfativa normalmente remetem às características mais joviais e femininas, diferente dos perfumes florais que são menos leves e mais destacados.
Mas tal família não é direcionada unicamente para as mulheres. Alguns perfumes masculinos também podem demonstrar notas frutais mais predominantes.
A fragrância frutal pode ser definida como um delicioso banquete de frutas adocicadas naturais. Isso elimina as frutas cítricas e dão vez à frutas também marcantes porém mais açucaradas como: ameixa, maçã, uva, jabuticaba, açaí, cereja, framboesa, frutas tropicais, groselha, banana, manga, melancia, morango, pêssego, pera e outras.
Provavelmente você ficou com água na boca, mas todos sabemos que perfumes não foram feitos para serem ingeridos.
O que não diminui em nada o efeito delicioso que eles causam!