FRAGRÂNCIAS E FAMÍLIA OLFATIVAS: A FAMÍLIA FLORAL
New Post With Image

Você sabia que existem 6 famílias olfativas diferentes na perfumaria, que permitem classificar os perfumes (cítrico, floral, âmbar ou oriental, chipre, amadeirado e aromático)?

Hoje, vamos falar de uma das mais apreciadas e populares em todo o mundo: a família floral. Aqui estão as diferentes categorias de flores em fragrâncias florais:

FLORES DA PRIMAVERA NA FAMÍLIA FLORAL

Sinônimos de frescor, espontaneidade e alegria, estas flores trazem notas verdes e vegetais aos aromas florais.No entanto, nem todas as flores da primavera (mesmo que seu cheiro seja muito rico) podem ser tratadas naturalmente para uso em perfumaria: muitas delas são “flores mudas”, cujo perfume precisará ser reconstituído com outros materiais naturais e produtos sintéticos.

Narciso

Esta flor da Europa Central, África e Ásia pode ser usada naturalmente em perfumaria. É muito popular entre os perfumistas que a utilizam, especialmente em perfumes de prestígio, como em alguns perfumes florais ou chipre. Tem um aroma verde que é muito terroso, e particularmente difícil de trabalhar. Esta flor libera seu perfume através de um processo de extração usando solventes voláteis. O narciso tem uma assinatura única, que é reconhecida entre todos. É muito fresco e lembra instantaneamente a primavera.

Flores brancas na família floral

Também conhecidas como “flores narcóticas” ou “flores sensuais”, elas compartilham a mesma molécula indol, que traz uma nota animal natural a essas flores brancas.

Flor de jasmim

Existem duas variedades de jasmim usadas em perfumaria: jasmim grandiflorum (que exala uma fragrância equilibrada e delicada e tem um perfume animal ou frutado, que varia de acordo com a produção); e jasmim Sambac (nativa da Índia, tem um aroma quente e alaranjado, ainda mais animal que a grandiflorum).

Ilangue-ilangue

Ilangue-ilangue é considerada na Indonésia a “flor das flores”. Tem uma natureza exuberante e extrovertida e exala aromas muito exóticos. É um buquê floral explosivo, entre jasmim e tuberosa, que dá cor aos perfumes. Com suas notas leitosas e carnudas, a ilangue-ilangue tem aroma intoxicante, narcótico e selvagem, e é amplamente utilizada em fragrâncias florais e apreciada pelos perfumistas.

Jasmin-manga

A jasmim-manga é uma flor sagrada e delicada, que só liberta seu perfume por um processo de reconstituição em laboratório, e é composta por uma dúzia de elementos olfativos.

Gardênia

Pequeno arbusto com flores brancas muito perfumadas, a gardênia é nativa de diferentes países (China, Japão, Filipinas, Indonésia, Índia). Na perfumaria, apenas as reconstituições de gardênia são usadas.

Lírio

Esta flor tem um simbolismo religioso há milhares de anos, mas seu perfume poderoso e assustador permanece indescritível para perfumistas e fragrâncias florais.

Magnólia

A magnólia é uma árvore nativa do Extremo Oriente, cuja produção hoje vem principalmente da China. É a variedade Michelia alba que interessa aos perfumistas e suas fragrâncias florais. A nota é floral e tem uma importante faceta “cítrica”. Sua frescura de limão é tingida com notas verdes, dando lugar a notas de baunilha em uma faceta floral suave e ensolarada.As folhas de magnólia também são usadas na fabricação de perfumes, embora o cheiro das folhas seja mais difícil de usar nas composições.

Flores de laranjeira

É uma árvore muito apreciada pelos perfumistas por sua versatilidade. Além da essência absoluta de flor de laranjeira, essência de neroli (fresca, arejada, lavanda e doce) e essência de grão pequeno (verde, lavanda), também possibilita a obtenção de laranja amarga, cuja pele é tratada por expressão e que dá a essência da laranja amarga.

NOTAS DE ROSAS NA FAMÍLIA FLORAL

Rosa

Entre todas as variedades de rosas existentes, apenas duas são usadas na perfumaria: a rosa de maio ou rosa Centifolia (que possui uma nota doce, redonda, quente e levemente cristalizada) e a rosa do damasco ou rosa damascena (que existe em essência absoluto com aromas distintos para cada um).

Peônia

Esta flor orvalhada não transmite seu perfume aos perfumistas. Devem, portanto, usar uma reconstituição com essência de rosa e certos compostos naturais da rosa: álcool feniletílico e geraniol.

FLORES APIMENTADAS NA FAMÍLIA FLORAL

Cravo

O perfume desta flor é, muitas vezes, reconstituído pela associação de rosa e especiarias (cravo, vanilina e heliotropina). O cravo pode ser usado naturalmente, mas o resultado final não é amplamente utilizado (então chamado cravo egípcio absoluto) porque não carrega o cheiro apimentado que caracteriza a flor na mente do público.

Wallflower

A wallflower se distingue por um aroma almiscarado e muito picante com uma pitada de baunilha. Só pode ser utilizado em perfumaria através de um processo de reconstituição.

Imortalelle

o seu nome botânico Helichrysum, a Immortelle é uma flor amarela que cresce nos maquis da Córsega, Espanha e França. Na perfumaria, é usada após ser tratada por destilação. Sua fragrância é muito apimentada e doce, com uma faceta de tabaco, mel e um leve odor de curry. É matéria-prima é particularmente complexa para trabalhar.

Fragrâncias

FLORES EM PÓ NA FAMÍLIA FLORAL

Íris

A íris é uma das matérias-primas mais caras da perfumaria (leva três anos para secar) e seu perfume, muito refinado e elegante, até um pouco “retrô”, sublima a pele. Deve-se notar que não é a planta que será tratada para uso em perfumes, mas seu rizoma, que às vezes pode revelar um aspecto levemente terreno e austero, dependendo da orquestração da fragrância.

Mimosa

Deve ser tratada por extração com solventes voláteis para obter o absoluto da mimosa. Olfativamente, a mimosa tem um pequeno toque de violeta e um aroma de amêndoa em pó, com uma faceta verde (as folhas são destiladas ao mesmo tempo que as flores).

Cássia

A cássia é, como a mimosa, uma flor difícil de trabalhar na perfumaria. Seu perfume é pulverulento, apimentado, amadeirado e balsâmico. Nos perfumes da família floral, a cássia combina muito bem com íris, mimosa e notas violetas.

Heliotrópio ou heliotropina

O heliotrópio, ou heliotropina, é uma flor muda que não produz sua fragrância, mas que, felizmente, pode ser reproduzida sinteticamente ou por reconstituição de outras matérias-primas. Seu perfume é floral, parecido com amêndoa e próximo a mimosa e lilás.

FLORES RARAS NA FAMÍLIA FLORAL

Resedá

Esta flor exala um perfume adocicado, próximo ao lírio do vale e narciso.

Magnólia champaca

Uma flor branca altamente valorizada, tem um agradável aroma âmbar e feno, e também uma nota de mel com rosa, com um efeito inebriante e apimentado.

Pittosporum

O pittosporum é uma pequena árvore com folhagem magnífica, envernizada e sempre verde, cujas flores brancas e esverdeadas oferecem um aroma agradável, algo entre o jasmim e a flor de laranjeira.

Mahonia

Este arbusto é nativo da América e da Ásia. Oferece uma nota de mel, perto do lírio do vale e narciso, e só existe na forma de reprodução.

Karo karoundé

É uma nota floral próxima ao narciso, muito verde e também apimentada. É usada na forma natural em composições de perfume.

Os perfumes florais conquistam a todos com suas notas exuberantes e únicas. Em nosso site você encontra diversas fragrâncias dessa família olfativa para se apaixonar! Clique aqui e saiba mais.

As fragrâncias são criadas a partir do conhecimento profundo de cada cliente, após análise de desejos, expectativas e outros pontos importantes.