De todas as notas olfativas, essa provavelmente é a mais antiga do mundo! Isso quer dizer que há anos a junção de perfumes sensuais, sofisticados e quentes agradam o olfato das pessoas.
Chipre é também uma denominação diferente para aromas lenhosos, o que lembra muito a categoria de notas amadeiradas. E nem todo mundo conhece a diferenciação entre essas fragrâncias.
Na realidade, essa família ainda pode ser um mistério para muitas pessoas, pensando nisso, trouxemos um guia para você e com a ajuda dos tópicos a seguir, você vai desvendar tudo o que seu olfato aguçado não te mostrou. Acompanhe a leitura!
- Um passeio pela história da família chipre
- As sofisticadas variações de chipre
- Principais características das fragrâncias chipres
UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA FAMÍLIA CHIPRE NO BRASIL
O contato do Brasil com os Chipres é recente, mas esse tipo de fragrância não é nem um pouco nova. Nós só tivemos conhecimento dela em uma breve onda positiva econômica entre 2008 e 2011. Nesses anos foi possível para o brasileiro realizar viagens para fora do país e importar essas para cá.
De todas as notas olfativas, essaNossa perfumaria era muito boa, porém tímida para riscos maiores como o desenvolvimento de fragrância tão finas. Ainda havia o fato de que elas estavam muito mais inclinadas para a produção de itens mais básicos como cremes, sabonetes e produtos de lavanderia, ou seja, ainda não era a hora para o chipre.
Já no mercado internacional sempre foi diferente. Lá os chipres tinham em média 2% a 4% de patchuli (óleo essencial obtido de folhas) e muitos ainda continham mais, mas aqui no Brasil havia uma grande rejeição por conta dessa dosagem. Depois dos ajustes necessários condizentes com a realidade tropical do nosso país (dosagens de até 0,8% de patchouli), o perfume se tornou um sucesso, e então, o Brasil estava pronto para aproveitar essa obra prima!
AS SOFISTICADAS VARIAÇÕES DE CHIPRE
Só isso seria o bastante para entender o tamanho da safisticação e prestígio da fragrância, mas ainda há as demais variações de chipres. Por exemplo:
CHIPRE CLÁSSICO
Como o nome sugere, essa subclasse é mais raiz que as outras. Nela o patchuli é mais dominante, mesmo que ultimamente tenham algumas combinações com rosas.
CHIPRE FRUTAL
Aqui a nota frutal é adicionada, o que faz com que a junção indique uma menção ao cheiro do pêssego. Isso empurra a fragrância para um nível único, passeando entre o lenhoso do chipre e o adocicado da fruta não cítrica.
CHIPRE VERDE
Nessa fragrância a gente encontra uns acordes verdes com essências gramíneas e ervas, mas você também pode achar suaves acordes florais como o jacinto. Ou seja, definitivamente singular!
CHIPRE COURO
O Brasil nunca investiu na criação dessa categoria, mas ainda assim ela é uma tendência associada à feminilidade dos perfumes.Bem, vejamos agora as características dessa nota olfativa!
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS FRAGRÂNCIAS CHIPRES
A definição da fragrância de chipre não é simples, especialmente porque ela pode conter vários ingredientes. Mas existe uma regra que exclusiva: para a sua composição é imprescindível o uso de alguns ingredientes que são como a assinatura desse tipo de perfume. Elas são: a bergamota, o musgo de carvalho e patchuli. Pelo visto a sofisticação tem mesmo uma receita.
Por vezes as essências da rosa, jasmim e lábdano também se fazem presentes. Ou mesmo componentes químicos de aromas floral e citros, mas nesses casos a fragrância é descrita como floral aldeído.
Dentre todas as informações de variações, composições e notas o fato mais importante é: a sofisticação está lado a lado aos perfumes chipres, minhas caras!